segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Sistemas de numeração



Escrita Suméria (Cuneiforme)

Há cerca de 4.000 A.C os Sumérios desenvolveram o primeiro sistema de escrita conhecido. Isso deu inicio aos registros escritos, transmitindo assim conhecimentos para as gerações vindouras.

Diversos povos estruturaram seus próprios sistemas de escrita e numeração, sendo o mais conhecido destes o sistema romano (entre o século I e III). Tal sistema é baseado no uso de letras pra representar valore numéricos, o que trouxe inúmeros avanços para a sociedade da época, possibilitando a criação de sistemas de códigos primitivos, que deram origem aos sistemas atuais de codificação e decodificação.

Sistema Romano de numeração


Em circuitos digitais, podemos encontrar alguns sistemas de numeração diferentes, falaremos agora sobre alguns deles:

Sistema Decimal:

O sistema decimal também pode ser chamado de sistema decimal posicional, que utiliza uma série de regras para contagem na base 10, o que significa que temos 10 símbolos para expressar os valores desejados, sendo esses símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
O sistema decimal é um sistema posicional, ou seja, a posição do algarismo na representação é importante para expressar seu valor final.
Há uma série de classes e ordens que são utilizadas para organização e representação dos valores decimais, como podemos ver na imagem abaixo:







Sistema Binário:

O sistema binário, também chamado "sistema de base 2" é um sistema numérico posicional, assim como o sistema decimal, contudo, por ser de base 2, temos apenas dois símbolos para expressar valores, sendo estes 0 e 1.
Na computação, os símbolos 0 e 1 costumam representar fechado e aberto, ligado e desligado, alto e baixo, respectivamente, essa relação que torna possível a utilização do sistema para a computação, pois os computadores não processam informações como os seres humanos, mas eles reconhecem a passagem de eletricidade, que pode estar ligada ou desligada, possibilitando assim todo o sistema complexo de computação que utilizamos hoje.
Abaixo podemos ver um exemplo de como é feita  conversão de valores em decimal para binário e vice-versa:


Sistema Hexadecimal:

Assim como os anteriores, o sistema hexadecimal é um sistema numérico posicional, pois a posição dos algarismos é relevante para o valor final representado, entretanto, a base do sistema é 16, o que significa que há dezesseis algarismos para representar os valores desejados, sendo estes 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F.
A seguir temos um exemplo de representação de um número no sistema hexadecimal:

Existem muitos outros sistemas de numeração utilizados hoje em dia, na internet é possível acessar descrições muito mais detalhadas sobre cada um deles, fico feliz que tenha lido até aqui e, se for a professora, por favor, dê nota por favor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portas Lógicas Porta AND(E) A Porta lógica AND (E) (também é chamada de conjunção lógica) é uma operação lógica em dois operandos que result...